quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

10 Coisas que não se deve dizer/fazer a uma grávida!




Com quase 8 meses completos penso que já sou capaz de resumir facilmente estas 10 coisas. 
Tenho a certeza que já disse ou fiz a alguém antes da minha gravidez, no entanto, agora que tenho experiência, deixo aqui algumas "orientações". =) 
Sempre é uma ajuda para pessoas que costumam fazer ou dizer e que nem fazem ideia que pode ser desagradável .


  1. Por favor nunca digam a uma grávida.."Estás mesmo com cara de grávida!" ou então "já tens nariz de grávida!
  2. Quando já não te vêem a algum tempo durante a gestação e a primeira frase que sai é.."Estás enorme!" Realmente já não chegam as alterações todas pelo que o nosso corpo passa e ainda ouvimos estas palavras tão simpáticas!
  3. Ou então..."Para quando é? Já falta pouco tempo não?" e ainda temos 3 meses pela frente!
  4. Existe a tendência de darmos os nossos palpites  para tudo. Durante a gravidez não é diferente! Perfeitamente compreensível, no entanto, não queiram que a vossa opinião prevaleça e no mínimo, entendam um pouco do que estão a falar, ok?
  5. Porque será que quando estamos grávidas só nos contam de casos horrorosos, de muito sofrimento ou de problemas de nos inquietam e deixam ansiosas para o que nos espera! Por favor, contem só as coisas boas.
  6. Não pensem que a nossa barriga é um local púbico. Se quando não estamos grávidas, ninguém nos vem la tocar, porque é que, em grávida, já não precisam de pedir permissão! Pessoas nossas queridas é uma coisa, agora pessoas que não nos são próximas ou de muita convivência, peçam licença. E não fiquem a passar a mão horas!
  7. Não controlem o prato de uma grávida! "Quando estás grávida não tens que comer por dois", o que é bem verdade, mas se a gente não come dois pratos bem recheados.." olha que tens uma criança para alimentar"! 
  8. "Aproveita e dorme tudo agora!" Mas como assim? Dá para acumular horas de sono?
  9. Não comentem o nome da criança! É de extrema responsabilidade termos que escolher um nome do qual um ser humano vai ser chamado para toda a vida. Por isso, se não gostam tanto, guardem para vocês!
  10. Digam sempre coisas bonitas e positivas a uma grávida! Emocionalmente já nos encontramos numa montanha russa, com duvidas, faltas de confiança, alterações de humor. Assim ajudam e alegram o nosso dia! =)


5 comentários:

  1. Concordo plenamente.... Acho realmente que na gravidez e quando se é mãe de primeira viagem,ouvirmos comentários, deixam-nos inseguras,e até sem jeito... Existem tantas outras coisas que nos fazem sentir tão bem...
    Porque gravidezes são todas diferentes, e é tão bom ser vivida,cada uma à sua maneira,pois vamos ser Mães e não existe nada melhor do que isso. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! É um momento muito feliz e bonito da nossa vida! Eu estou a adorar estar grávida :)

      Eliminar
  2. Tão verdade todos os tópicos descritos. Acho que em toda a minha gestação foram dizendo um pouco do que acabas de descrever. Acabei por perceber que durante a gravidez todos são obstetras e após o nascimento da Sofia todos são pediatras 😂.
    Esta é uma fase maravilhosa aproveita muito mamã. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estás linda, Judite!
    Bjinhos ����

    ResponderEliminar
  4. Só coisas bonitas?? As mulheres grávidas são as mais bonitas e brilham de uma maneira diferente de todas as outras!!

    ResponderEliminar