quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Dicas para as futuras mamás!






Desde já digo, que quando estava grávida detestava que que me viessem dar conselhos! É engraçado como há sempre alguém que acha que sabe tudo e que nós não sabemos nada! 

Grávida deixa de ser uma pessoa única e passa a ser do mundo! Toda a gente aconselha sem perguntar nada, toda a gente toca sem pedir! Mesmo pessoas que a gente não conhece! :)

A minha cunhada esteve grávida recentemente, tenho uma amiga grávida e então sei que inevitavelmente também já dei a minha opinião não solicitada! 

Então vou deixar aqui no blog resumido as minhas dicas para grávidas por ai! Assim vou tentar não cair no erro de massacrar as grávidas a minha volta! :)

Assim sendo, toma nota!


1


Não se deixem levar pela preguiça, não deixem para o dia seguinte ou para quando a barriga estiver maior...passem muito creme na barriga, peito, rabo e pernas! As peles reagem de forma diferente claro e há pessoas que mesmo com cremes ganham estrias. Mas mais vale colocar e ver no que dá certo?


2


Comprem coisas apenas para os primeiros dois, três meses do bebe! Existem listas com coisas que nunca mais acabem, com todo um kit de tudo e mais alguma coisa! Calma! Tal como já escrevi num post AQUI, as lojas continuam abertas depois do bebé nascer! 
Biberões, bomba de tirar leite, tipos de chupeta, roupas maiores...calma! Não sabem se vão precisar, quando o bebé chegar e precisarem de alguma coisa, vão lá e compram ou mandam comprar! ;)

3


Roupas de grávida! Sim! Se poderem comprar, acho importante! Contra mim falo, sempre disse que não ia comprar grande coisa e depois acabei por comprar e ainda bem! Devia ter comprado mais! No inicio, damos um jeito na coisa com peças de roupa nossas, mas depois acabam por apertar, ficar curto! Claro que existe aquelas mamás que conseguem vestir as suas roupas até ao fim, mas comigo não foi nada assim! O nosso corpo muda tanto,  por isso, precisamos de roupa para nos fazer sentir confortáveis e bem!

4


O quarto da criança! Tenho ideia que toda a gente deixa o quarto do bebé impecável antes dele nascer! Toda uma decoração de bebé, paredes decoradas, quadros fofinhos...Mas não percam a cabeça com isso! Afinal, o bebé não vai para o quarto logo que nasce e ele não vai dar importância se tem um tapete fofinho para ele gatinhar quando tiver 7/8 meses. O quarto é para os adultos ver, por isso, também essa tarefa por ser feita depois do bebé nascer e de acordo com as vossas necessidades e as do bebé!

5


Ter medo! Sim! Ninguém nos diz, mas é perfeitamente normal ter medo! Isso não significa que não estávamos a gostar, que não desejamos o momento pelo qual estamos a passar, mas ter medo é normal! Muita coisa muda na gravidez e muito mais muda depois do parto! O que eu acho muito importante é informação. Foi o que me ajudou a mim! Principalmente sobre o parto! Tentei perceber tudo o que podia acontecer, entender as várias fazes tanto da gravidez como do parto! Isso fez com que me sentisse preparada! Não criem expectativas mas preparem-se! Falei um pouco sobre o plano de parto AQUI.

6


Abasteçam-se de comida! Os primeiros dias com o bebé em casa são meios corridos, com poucas horas de descanso e muitas novidades! Vão ver que pouco tempo e vontade resta para cozinhados! Aqueles dias próximos ao fim da gravidez, cozinhem umas comidinhas extra, deixem congeladas e a dispensa abastecida! Vai dar jeito!

7


Pai!! Super mega importante tirar uns dias para acompanhar a mãe em casa! O puerpério é mesmo como dizem! É real e as mães precisam de vocês lá!
Vou dedicar um post mais para a frente só sobre este tema!

8


Aceitem ajuda! Da mãe, da prima ou daquela vossa amiga! Vai ser bem-vinda! Seja para cozinhar, como referi em cima, para dar uma ajuda na casa e roupa! Seja para ficar simplesmente a olhar para o bebé e vocês dormir descansadas umas horas! 

9


Se decidirem não ter visitas durante os primeiros 15 dias, ou o tempo que precisam..Tudo ok!
O importante é vocês conseguirem criar as vossas rotinas dentro do novo mundo bebé! As pessoas vão entender, se não entender, paciência! Se forem daqueles que querem visitas no primeiro dia, boa e aproveitem para ver gente! :)

10


Toda a gente da dicas mas nós aprendemos ali na hora quando o bebé esta nos nossos braços! Fazemos o melhor que sabemos e o que a nossa intuição manda! Assim sendo, nada mais nos é pedido! O nosso melhor pelos nossos bebés! Aprendemos ali na experiência do dia a dia! Tudo vai ficar bem! ;)







Sem comentários:

Publicar um comentário