sábado, 15 de julho de 2017

Maternidade! Fazer visita ou não?


Muito ponderei se iria visitar a maternidade do hospital de Braga. Se valeria a pena, se teria alguma coisa a acrescentar aquilo que estava a aprender nas aulas de preparação para o parto! 

As minhas colegas do curso de preparação, já tinham visitado a maternidade de Guimarães e a opinião dividia-se entre uma experiência positiva e negativa. Para umas despoletou ansiedade para o grande momento, para outras tinha sido uma visita apaziguadora para o "D day".


Para mim e para o meu marido foi uma experiência mais do que positiva e gostamos muito.

Então porque Judite? 


Para mim foi positivo pois estava a conhecer todos os "cantos a casa".
Fiquei tranquila em saber quais os passos a dar quando uma grávida chega ao hospital. 


Conhecemos a urgência de obstetrícia, os blocos/sala de parto, a maternidade, quais os corredores a que percorrer, onde é que o pai ou pessoa significativa se tinha que dirigir. 

Em cada local foi nos explicado os procedimentos, dicas importantes, coisas importantes a levar, as regras, horários de visita, os serviços que existem no hospital como exemplo o registo do bebé, linha de amamentação e por aí fora. 


Para mim foi reconfortante saber o que me esperava, familiarizar-me com os espaços, saber o que estaria a minha disposição, "conhecer" o tipo de pessoas que lá trabalham, o ambiente. Fiquei muito surpresa pelas excelentes condições que o hospital apresenta.
Senti que fiquei mais segura com a escolha do hospital, mais segura sobre a minha ideia do que me esperaria no parto.

Para o meu marido, foi importante, pois acho que foi nesse momento que ele percebeu...espera, isto esta quase! Os maridos recebem informações importante do parto, para aqueles não tão informados ajuda, como se processam os registos dos bebés, documentos que necessitam...é uma "parafranália" de informação! Aconselho a tirar notas! :) Sim porque homens que estão por aqui pelo blog, a gente fica confinadas a uma cama, vocês é que vão girar! :)


Informações que acho importantes :


  • Tanto o quarto da maternidade como a sala de partos são individuais com casa de banho privativa. É tudo muito recente, espaçoso e airoso. 

  • Na sala de parto temos uma casa de banho com chuveiro, o que permite dar uns banhos para suportar melhor as contracções, bem como uma bola de pilates para ir exercitando/estimular;
  • A pessoa significativa acompanha a grávida em todo o lado.  Podendo estar presente na sala de parto, pernoitar no quarto da mãe. 
  • O horário de visita é das 14h às 20h, podendo estar duas pessoas na visita mais a pessoa significativa. 
  • Para a pessoa significativa aconselho a compra de um pack de estacionamento, penso que há packs de dias diferentes, mas compensa. 
  • Temos Internet gratuita no quarto da maternidade.


Como podem fazer a visita?


As visitas são sempre feitas às quarta-feiras, pelas 14h e para poderem fazer a visita, precisam de fazer uma marcação. Deixo-vos o número de contacto geral: 253 027 000.




Imagem retirada do Google.

2 comentários:

  1. Ola Judite... como esta? Como foi a sua experiência na maternidade de Braga? Estou a pensar ter lá a minha princesinha:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia, não sei se ainda vou a tempo! Mas a experiência foi excelente. As condições são espetaculares e todo o staff que apanhei foram impecáveis. É sem dúvida uma boa opção 😉

      Eliminar